segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Módulo IV - "Nanomundo" - Formação

No CCV de Sintra foi, mais uma vez, dia de formação no âmbito do projeto "Newton gostava de ler!" O tema: Nanomundo; Os livros: "O pássaro da cabeça" de Manuel António Pina e "O Senhor Henri" de Gonçalo M. Tavares.

          


As leituras da Marta Condesso foram, como sempre, fascinantes e as experiências que a Sofia Teixeira conduziu... surpreendentes.
Antecipam-se sessões animadas nas escolas!





sábado, 26 de janeiro de 2013

"As palavras também têm pH" - EB1 da Xutaria

Publicamos hoje a reportagem integral da sessão realizada com uma turma de 4º ano da EB1 da Xutaria. Por ser longa, foi dividida em duas partes, mas vale bem o tempo que se lhe dedicar. Aquelas quase duas horas e todo o trabalho que as antecedeu foram momentos de grande riqueza formativa.
Os alunos, a professora da turma, a professora bibliotecária e os monitores do CCV estão de parabéns!


1ª parte





 2ª parte


sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A biodiversidade da manta morta - vídeo

"Nem tudo o que parece é": Uma canção que dá que pensar

Foi com esta canção, da autoria do professor José Antunes, que os alunos do 11º ano de Animação Sociocultural da ES Matias Aires encerraram a sua representação de "Há um cabelo na minha terra".
Este é o refrão:


Então é preciso pensar 
Para compreender
É preciso falar
Para aprender a saber

É preciso parar
Para poder dizer
Não vamos mais estragar
Mas vamos ler.

VALE A PENA OUVIR!

ES Matias Aires - "Há um cabelo da minha terra"

A representação dos alunos do Curso Profissioal de Animação Sociocultural:

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A lâmpada de gelo - vídeo

Depois de obtidas todas as autorizações para a publicação de imagens, aqui fica o vídeo relativo ao módulo I.

sábado, 19 de janeiro de 2013

"

EB 2,3 D.Domingos Jardo

Módulo II – Biodiversidade da manta morta

A exposição, em papel cenário, de uma família de minhocas e a réplica da sua mesa de jantar deu logo o mote para a leitura do livro “Há um Cabelo na minha Terra!” – uma história de minhocas – que foi apoiada pelo visionamento de uma apresentação em PowerPoint, com ilustrações que serviram de complemento à leitura da história.

A parte experimental, em que puderam descobrir seres vivos nas várias amostras de manta morta foi um verdadeiro delírio! O entusiasmo era tanto, que a dificuldade foi dar por terminada a sessão!

Foi também distribuído um folheto informativo relativo à biodiversidade/manta morta/húmus e ameaças do Homem, elaborado pela profª bibliotecária, com o objetivo de consolidar os conhecimentos transmitidos!

E aqui ficam as evidências de tanto entusiasmo!

Click to play this Smilebox slideshow
 
 
 
 

EB 2,3 D.Domingos Jardo

Módulo I – Lâmpada de Gelo

Quando os alunos, entraram no espaço da biblioteca, um painel de divulgação do projeto (elaborado pela AO Graça Moreira) despertou-lhes logo o interesse para o que iria acontecer! Assim, com enorme expetativa a turma recebeu as monitoras do CCVS e a Dra. Isabel Mendinhos. Seguiu-se a apresentação do livro “Os Mistérios de Casimiro”, que os arrebatou pelo humor e pela história divertida. Todo o seu entusiasmo reduplicou com a experiência … e o momento em que viram a lâmpada de gelo foi mágico!

No final da sessão, receberam um marcador de livros com a explicação da experiência, no verso, elaborado pela profª bibliotecária.

Como testemunho deixamos aqui a reportagem fotográfica!

Click to play this Smilebox slideshow
 
 

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013


Newton gostava de ler!

na Escola EB 2, 3 António Sérgio



Os princípios orientadores do Programa da Rede Bibliotecas Escolares (RBE) pretenderam dotar as escolas de meios que induzam à melhoria dos níveis de formação dos seus utilizadores. A criação de contextos aprendentes, que integrem diversos recursos e que contribuam para elevar os níveis de literacia, fazem parte da missão da biblioteca escolar porque promovem a autonomia e as aprendizagens ao longo da vida. O projeto Newton gostava de ler congrega duas conceções que nem sempre se associam:
     . o conhecimento científico é decisivo para o avanço civilizacional;
     . a biblioteca escolar garante condições para emanar ciência.
A rede local de bibliotecas de Aveiro tem no seu meio a Fábrica Centro CiênciaViva (FCCV) que abre as portas a todos os que pretendem experimentar e aprender ciência. A RBE convidou a Universidade de Aveiro (UA) para desenhar conjuntamente um projeto que aliasse à experimentação científica a promoção da leitura e fosse concretizável em bibliotecas escolares integradas na RBE.
O projeto criou um programa anual de leitura de livros em que, transversalmente, a ciência está presente, criando pontes e motivações para a realização de pequenas ações experimentais, envolvendo materiais de custo acessível e de replicação simples noutras bibliotecas.
Além das reuniões preparatórias, o cronograma definido revela sete sessões/ módulos, divididas pelos três períodos letivos, com uma duração média de 60 minutos repartida pela metodologia formativa do professor-bibliotecário e pela experimentação em cada biblioteca.
 Da biologia ao nanomundo, passando pela matemática e pela química, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando, colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca. O impulso para experimentar o kit ciência, que ali se mantém para utilização autónoma de docentes nas suas práticas letivas, faz prever uma harmoniosa articulação.
Em 2012-2013,  o projeto foi alargargado a nove agrupamentos e a uma escola secundária de Sintra, envolvendo um total de vinte e cinco estabelecimentos de ensino e estendendo a parceria existente ao Centro Ciência Viva de Sintra (CCVS) e à Câmara Municipal deSintra.

1ª sessão



            



A nossa escola aderiu ao projeto Newton e já se realizaram as duas primeiras sessões, nos dias 16 de novembro e 7 de dezembro, onde a leitura e a ciência estiveram de mãos dadas. A turma- base do projeto é o 6ºC e, ao longo do ano, e na Semana da leitura, alargar-se-ão as sessões a outras turmas/ anos/ ciclos, conforme a temática e o interesse que os professores das áreas das Ciências possam manifestar, de acordo com o perfil das suas turmas.

2ª sessão






Newton gostava de ler! - 1ª sessão



segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

3ª sessão de formação - "As palavras também têm pH"

Realizou-se hoje a 3ª sessão do projeto.
O livro em que se baseia este módulo é tão belo como o título promete: "As mais belas coisas do mundo", de Valter Hugo Mãe. A história foi superlativamente contada pela Marta Condesso.
Seguiu-se a experiência que permitiu aos presentes verificar o pH de vários produtos do dia a dia.